Noticias - O PODER DA HONRA | Comunidade Batista do Balneário Templo da Graça




Home » Espiritual - Notícias » O PODER DA HONRA
l
l
l


  O PODER DA HONRA

O PODER DA HONRA

O PODER DA HONRA – 2021 -  Por. Natanael Rodrigues -  filho de Deus e irmão vosso.

 

Hoje vamos conversar sobre O PODER DA HONRA.

Honra significa valorização, apreciação, estima. É reverenciar, tratar com distinção e deferência.

Honrar alguém é ter-lhe alta consideração, enxergar-lhe como importante e precioso.

Leiamos alguns versos que sugere a honra:

Rm. 13:7 - Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.

 1 Pedro 2:17 - “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.”

 Romanos 12:10   - “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”

Filipenses 2:3  - “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.”

Um ambiente de honra atrai e abriga a presença de Deus, pois a Ele pertence à honra sobre todos.

Um aspecto importante sobre esse tema: a honra não deve ser buscada. Antes, a honra é oferecida gratuitamente!

A honra é a chave para acessar o coração das pessoas e os tesouros emocionais que elas têm a oferecer.

Vamos para um texto onde Jesus fala sobre honra:

Marcos 6:1-6 -  “Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?“, perguntavam eles.“Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? “ E ficavam escandalizados por causa dele. Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.“

Para honrarmos, precisamos enxergar as pessoas com os olhos do Pai, num ato profético que transforma nossas ações baseadas em circunstâncias vinculadas aos olhos da fé.

Assim, para sermos capazes de honrar alguém precisamos cuidar do nosso coração e lidar com o nosso orgulho porque, antes de tudo, honrar é um ato de humildade.

Precisamos estabelecer um estilo de vida que trate o outro do modo como Deus as trataria, chamando-as pelos nomes que Deus as chamaria e honrando na posição que Deus as colocou.

Mateus 10:40-42 - “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.”

O fruto que se manifesta claramente quando se estabelece uma cultura de honra é que a vida de  Deus começa a fluir para as vidas, os lares e as comunidades, trazendo cura, restauração, benção, alegria, esperança e santidade.

Tenha cuidado: você deixará de receber a recompensa referente àquele a quem você deixar de honrar!

Quem não honra a Jesus, não honra o Pai que o enviou. Quem recebe o profeta, recebe o galardão do profeta. Honrar os mensageiros de Deus é honrar o próprio Deus. Leia o texto abaixo e entenda um pouco mais.

Veja,  a honra traz um favor sobrenatural às nossas vidas. Quem pratica a honra, vive a honra em níveis superiores.

 

VEJAMOS ALGUMAS HISTÓRIAS BÍBLICAS RELACIONADAS À HONRA E SUAS IMPLICAÇÕES.

 

1. Jesus e o Centurião: Fé e honra são os alicerces dos milagres!

Mateus 8. 8 - Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.  

O centurião creu que uma simples palavra de Jesus poderia curar seu servo, que estava a quilômetros do local onde o militar encontrou o Messias. Reconhecer Cristo como seu superior de um modo como muitos judeus não faziam arrancou um “uau” de Jesus”!

Mt.8. 10 - Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: “Digo a vocês a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.

A medida da fé daquele homem foi o instrumento pelo qual Jesus realizou o milagre.

Fé e honra são os alicerces dos milagres! Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré, sua própria terra (Marcos 6) porque a fé não funciona com desonra!

 

2. A mulher e o vaso de alabastro: Atitudes de honra são multiplicadoras de bênçãos!

Nos quatro Evangelhos vemos a história da mulher que derramou aos pés de Jesus um vaso de alabastro que equivalia a um ano de salário de um trabalhador comum. Ela foi criticada por homens como Judas, que defenderam que aquele ato era nada mais que um desperdício e que aquele bem deveria ser usado em favor dos pobres.

No entanto, Jesus respondeu aos presentes que aquele era um ato de honra que jamais seria esquecido, e que seria contato em todo o mundo, onde quer que o evangelho chegasse.

Mt.26. 13 - Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória”.

Aprendemos com ela que derramar nossos bens aos pés de Cristo nunca será um ato de desperdício, porque não é preciso que um perca para que o outro ganhe!

Saibam que atos de honra como o da mulher do vaso de alabastro prova que atitudes de honra definem nossa vida para sempre e são multiplicadores de bênçãos!

 

3. Mordecai: A recompensa da honra pode demorar, mas não falhará.

O livro de Ester nos conta a história de Mordecai e ou Mardoqueu, um judeu nobre, responsável por salvar o rei Assuero de um atentado contra a sua vida.

Et. 2. 21-23 - 21/Um dia, quando Mardoqueu estava sentado junto à porta do palácio real, Bigtã e Teres, dois dos oficiais do rei que guardavam a entrada, estavam indignados e conspiravam para assassinar o rei Xerxes. 22/Mardoqueu, porém, descobriu o plano e o contou à rainha Ester, que, por sua vez, passou a informação ao rei, em nome de Mardoqueu. 23/Depois de investigada a informação e descobrindo-se que era verdadeira, os dois oficiais foram enforcados. Tudo isso foi escrito nos registros históricos, na presença do rei.

O ato de Mordecai não foi imediatamente recompensado, e seus inimigos conspiravam contra ele e todo o seu povo judeu. No entanto, no momento apropriado, Deus trouxe à memória do rei o ato de Mordecai e este foi honrado acima de todos os que eram contra ele.

Et.6. 11 - Então Hamã apanhou o cavalo, vestiu Mardoqueu com o manto e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando à frente dele: “Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!”

Nesta mesma ocasião, o povo judeufoi livrado do extermínio e o nome do Senhor foi glorificado.

A história de Mordecai nos mostra que nossos atos de honra nunca serão esquecidos, mas, no tempo apropriado serão lembrados e recompensados, ainda que isso possa demorar um pouco.

 

4. Ana e Eli: Respeitar as autoridades espirituais nos confere as bênçãos pelas quais clamamos.

I Sm.1. 12-17 - 12/Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. 13/Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam, mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada 14/e lhe disse: “Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!”15/Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. 16/Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza”. 17/Eli respondeu: “Vá em paz, e que o Deus de Israel conceda a você o que pediu”.

Aqui vemos Ana derramando seu espírito no altar e sendo mal interpretada por Eli, sacerdote encarregado do templo. Em vez de responder a Eli de modo desrespeitoso, Ana optou por compartilhar com ele seu clamor e submeteu-se à posição sacerdotal daquele homem.

Sua recompensa veio um pouco depois: Ana concebeu o filho – Samuel – por quem tanto clamou. Sua posição de respeito abriu o caminho para que sua bênção chegasse.

Honrar as autoridades constituídas por Deus abre o céu sobre a nossa cabeça.

 

5. Daniel: Honrar as autoridades nos confere uma posição de honra:

O livro de Daniel inteiro mostra a vida de um servo de Deus que honra as autoridades sobre ele constituídas sem desobedecer ao Pai.

Dn. 2. 25-28 - 25/Imediatamente Arioque levou Daniel ao rei e disse: “Encontrei um homem entre os exilados de Judá que pode dizer ao rei o significado do sonho”.26/O rei perguntou a Daniel, também chamado Beltessazar: “Você é capaz de contar-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo?”27/Daniel respondeu: “Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou, 28/mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Vemos que Daniel, servo do Senhor entendia sobre o princípio da honra e não bajulou seu rei, mas o serviu com respeito e recebeu a recompensa por isso, tendo vivido por muitos anos e prestado serviço a mais de um rei, sempre tido em alta estima e honra.

Rm. 13:7 - Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.

Há muitas pessoas com rebelião no coração que fogem de qualquer compromisso com autoridades.

Lembre-se: você perde a recompensa daqueles a quem deixa de honrar.

 

6. Relacionamento familiar: Honrar os pais nos confere vida longa e próspera.

Ef.6. 1-3 - 1/Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 2/“Honra teu pai e tua mãe”—este é o primeiro mandamento com promessa— 3/“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

A honra traz a recompensa de uma vida longa e abençoada: “honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias na terra e tudo de vá bem”.

Esse foi o primeiro mandamento com promessa e diz respeito ao primeiro lugar em que devemos adotar rituais de honra: o nosso próprio lar.

Mais à frente veremos a consequência que um dos filhos de Noé sofreu por desonrar seu pai.

 

7. Dízimos e ofertas: Honrar este princípio é garantia de abundância.

Em Malaquias 3 o Senhor nos instrui a devolver-lhe dízimos e fazermos ofertas. Vemos no texto que adotar este comportamento de honra nos garante “tantas bênçãos que sequer teremos onde guardá-las”.  Além disso, o devorador é repreendido em nossas vidas e não tem permissão de tocar nossos bens.

Ml.3. 10-12 – 10/Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. 11/Impedirei que as pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto”, diz o Senhor dos Exércitos. 12/“Então todas as nações os chamarão felizes, porque a terra de vocês será maravilhosa”, diz o Senhor dos Exércitos.

O final do capítulo mostra que Deus faz diferença entre aqueles que o servem e os que não o servem.

Ml.3. 18 - Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.

A recompensa da honra nos dízimos e ofertas é viver uma vida abundante e diferenciada!

 

AS CONSEQUÊNCIAS DA DESONRA

O oposto da honra é o desprezo, que é o sentimento de que alguém é indigno de consideração ou respeito. Como você trata o seu próximo? De acordo com o que você pensa que ele merece ou de acordo com a forma como Deus o vê?

1. Davi e Mical: a desonra gera esterilidade

Em II Samuel 6, vemos Davi voltando da guerra e entrando em sua cidade em meio a uma grande celebração. Sua adoração extravagante chamou negativamente a atenção de sua esposa Mical que, em vez de se alegrar com ele, preferiu repreendê-lo.

Como consequência de seu ato desonroso, Mical foi feito estéril e nunca pôde dar à luz filhos do rei Davi. Um conselho: Não acredite em críticas construtivas de quem não construiu nada. 

2. Noé e seus filhos - O fracasso moral de um líder é o teste de honra de seus liderados

Em Gênesis 9 encontramos um Noé entregue à bebida, em posição vexatória e constrangedora. Um grande líder que falhou moralmente. Tais atos foram presenciados por seus três filhos, mas algo interessante aconteceu: dois dos filhos de Noé permaneceram honrando-o, cobrindo a vergonha do Pai e não o desacatando. No entanto, Cam optou por apontar o erro de seu pai e o desprezou. O efeito de sua desonra refletiu-se em sua herança e trouxe consequências de servidão para todas as suas gerações.

3. Ruben: a desonra rouba as bênçãos que nos são naturais

Em Gênesis 35 e em I Crônicas 5, Ruben, o filho mais velho de Israel perdeu o direito de primogenitura por conta de sua desonra: ele maculou o leito de seu pai e deitou-se com uma de suas concubinas. A desonra impede que as bênçãos reservadas a nós alcancem.

 

4. Adão e Eva -  a desonra lhes custo os benefícios do jardim

Em Gênesis temos o relato da queda de Adão e Eva, suas perdas quase indizíveis por causa da desonra, um ato de desobediência ao Senhor que lhes custou a vida abundante, o ser morada de Deus, o relacionamento com o Senhor, a Sua Presença e tantos outros.

A desonra sempre vai nos custar alguma coisa, em especial desfrutar da presença de quem deveríamos honrar e tudo aquilo que por meio dela poderíamos viver.  

ENFIM:

Para trazermos o padrão do Céu à Terra, precisamos que TODAS as nossas relações sejam permeadas por honra!

Todos devemos honrar uns aos outros pois fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Deus nos fez seres poderosos e maravilhosos, pois “grandes são as suas obras” (Salmo 92:5).

Que nosso olhar sobre o outro seja como o do Senhor: buscando o melhor em cada um, com a visão voltada para o propósito completo, em que todos seremos aperfeiçoados segundo o poder transformador do Pai!

A honra é um fator poderoso para recebermos aquilo que o Céu está derramando na nossa geração!

 




Voltar