Noticias - EM MEIO DA CRISE FLUINDO NO MOVER APOSTÓLICO | Comunidade Batista do Balneário Templo da Graça


Compartilhe:
 

      Espiritual   •  Matérias

EM MEIO DA CRISE FLUINDO NO MOVER APOSTÓLICO


EM MEIO DA CRISE FLUINDO NO MOVER APOSTÓLICO

EM MEIO DA CRISE FLUINDO NO MOVER APOSTÓLICO

Por: Ap. Natanael Rodrigues

TEXTO BASE:

II Rs.5.1-4,14-18 - 1 E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.16 Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

 

O texto em estudo traz com muita clareza a história de uma menina convicta de sua fé, discípula do profeta Eliseu, vivendo um tempo de grande tribulação e crise, mas decidida a não negar sua fé e ainda pronta para testemunhá-la para salvação de outros.

 

Olhando para ela podemos conjecturar que tinha todos os motivos para abandonar sua fé em Deus e seu discipulado, mas em meio a crise manifestou o seu caráter de Deus amando o seu inimigo e lhe dando a oportunidade de conhecer o poder do seu Deus.

 

LIÇOES BÁSICAS PARA FLUIR NO MOVER APOSTÓLICO EM TEMPO DE CRISE:

 

1.       NÃO PERMITA QUE SUA FÉ SEJA CIRCUNSTANCIAL

2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

Observações circunstanciais:

i. Levaram presa – isto é, a força, não tivera opção, foi vencida e aprisionada.

ii. Era ainda uma menina – foi roubada na sua oportunidade de ser criança, agora teria que servir em vez de brincar;

iii. Ficou a serviço da mulher – trabalho escravo, sobre pressão psicológica e física (apenas uma criança)

c.Segundo o que está retratado no texto não há nada que promovia a sua fé, mas ela continuou crendo no seu Deus e reconhecendo a sua soberania.

 

2. SEJA SEMPRE A VOZ REPRESENTATIVA DE DEUS, INDEPENTE DA SITUAÇÃO

a.3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra

b.Observe que ela foi à voz para trazer conhecido o Deus do seu líder, o profeta Eliseu.

 

3.JAMAIS RESISTA A AUTORIDADE, PELO CONTRARIO; INTERCEDA POR ELA

a.3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 

b. Ela reconhece o seu opressor como senhor, isto é, sempre submissa e intercessora;

c.Precisamos ter a mesma postura como povo brasileiro, em vez de resistir as autoridades deveu orar por elas.

d.I Tm.2.1,2 - 1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;

 

4. ESTEJA FOCADO NO CAMINHO DAS EXPERIENCIAS ESPIRITUAIS

a. 3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

b. Estar diante do profeta fala de submissão a uma visão e pratica dos seus ensinamentos;

c.Deus sempre falará por meio dos seus profetas (líderes) nos apontando o caminho dos milagres.

 

5. PROFETIZE VIDA E MILAGRES SOBRENATURAIS

a. 3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

b.Em tempo de crise precisamos ter cuidado com o que sai de nossa boca, pois será vida ou morte, logo precisamos desenvolver uma linguagem de fé (profética) e romper com toda mediocridade.

c.Somos a voz nesta geração, logo profetize e traga as bênçãos do reino para este tempo em nome de Jesus.

 

QUANDO OBEDECEMOS AO IDE DE JESUS (FLUINDO NO MOVER APOSTÓLICO)...

 

ROMPEMOS COM TODA PRISÃO – vs. 3,13,14a

Tanto a menina (prisão) quanto Naamã (lepra) experimentaram libertação em meio a crise;

3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

 

PROMOVEMOS OPORTUNIDADE DE CURA – vs.3,14

3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

 

 CONTRIBUIMOS PARA A SALVAÇÃO – vs.15,17

15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.




Voltar




Tel. : (31) 3354-6794 - 992323907
secretaria.cbbtg@gmail.com



Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2019



  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube