Noticias - JESUS NOSSO CORDEIRO PASCAL | Comunidade Batista do Balneário Templo da Graça


Compartilhe:
 

      Espiritual   •  Matérias

JESUS NOSSO CORDEIRO PASCAL


JESUS NOSSO CORDEIRO PASCAL

JESUS NOSSO CORDEIRO PASCAL

Por: Ap. Natanael Rodrigues

 

TEXTO BASE:

1 Coríntios 5:7 NVI - “Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

 

Para os cristãos a páscoa tem rico simbolismo profética que nos remete a oferta de Jesus na cruz em nosso lugar sendo nosso cordeiro Pascal.

 

É importante saber que todas as cerimônias do A.T nada mais são que sombras daquilo que viria a ser em nossos dias pela vinda do Senhor Jesus.

Hebreus 10:1 NVI - “A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.”

 

Toda celebração da Páscoa instituída em Ex. 12.1-14 faz referencia ao futuro sacrifício de Jesus na cruz e seus benefícios e responsabilidades a todos aqueles que o aceitariam como suficiente as suas vidas.

 

Leiamos o texto:

 

Êxodo 12. 1-14 - 1. Disse Yahweh a Moisés e a Arão na terra do Egito: 2. Que este mês seja para vós o princípio dos meses; será o primeiro mês do ano. 3. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, que cada homem tome para si um cordeiro para cada família, um cordeiro para cada casa. 4. Entretanto, se a família for pequena para consumir um cordeiro, então se juntará com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de pessoas. O cordeiro será escolhido na proporção do que cada um puder comer. 5. O cordeiro será macho, sem defeito e de um ano. Vós o escolhereis entre os cordeiros ou entre os cabritos, 6. e o guardareis até o dia quatorze deste mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o degolará à tarde. 7. E tomarão um pouco do sangue e passarão sobre os dois umbrais e sobre as vergas das portas das casas em que o comerem. 8. Naquela mesma noite, comerão a carne grelhada no fogo; com pães matsá, não fermentados, e ervas amargas, a comerão. 9. Não comereis dele nada cru, nem cozido em água; o animal inteiro, incluindo a cabeça, as pernas e os miúdos, será assado em brasa. 10. Nada deixareis sobrar até pela manhã; caso isso aconteça, queimareis o que restar. 11. Ao comer, estai prontos para partir: cinto atado, sandálias nos pés e cajado na mão. Comereis às pressas: é a Páscoa do SENHOR! 12. E naquela mesma noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei Juízo sobre todos os deuses do Egito. 13. O sangue, porém, será para vós um sinal nas casas em que estiverdes: quando Eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não vos atingirá quando Eu ferir o Egito. 14. Esse dia, portanto, será para vós um memorial, e o celebrareis como uma festa perene para Yahweh; nas vossas gerações o celebrareis por decreto perpétuo.

 

VEJAMOS A PARTIR DE CADA VERSO O QUE DEUS PENSOU QUANDO INSTITUIU A PÁSCOA:

 

Vs.3 - CADA UM DEVERIA TOMAR UM CORDEIRO

- Fala da salvação como um meio individual, um cordeiro para cada um,

- Cada pessoa deve buscar o cordeiro para si, isto é, a sua salvação, ela não vem por herança, troca ou suborno, vem por uma decisão por Cristo, nosso cordeiro.

- João 1:12 NVI - “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,”

 

Vs.4 - CONVIDARÁ SEU VIZINHO

- Aqui fica claro a ideia da evangelização,

- Há muitos outros precisando desfrutar das bênçãos provenientes do sacrifício da Cruz, a salvação,

- Marcos 16:15-16 NVI - “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”

 

Vs.5 - O CORDEIRO DEVERÁ SER SEM DEFEITO

- Um cordeiro perfeito morrendo pelos imperfeitos,

- Jesus é o cordeiro sem defeito que se entregou por todos nós pecadores,

- 2 Coríntios 5:21 NVI - “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.”

 

Vs.6 - O CORDEIRO DEVE SER SACRIFICADO

- O cordeiro deveria morrer, ser imolado, sacrificado,

- Por isso Jesus teve que morrer, um pagamento pelo pecado, trazendo então a vida eterna a todos os homens.

- Romanos 6:23 NVI - “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

 

Vs.7 - TOMARÃO DO SANGUE

- O sangue deveria ser aplicado nos umbrais das portas,

- A aplicação do sangue de Jesus hoje pode ser praticada pelas declarações proféticas através dos derramamentos do sangue de Jesus - lar de paz

- Apocalipse 12:11 NVI - “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”

 

Vs.8 - COMERÃO A CARNE

- O cordeiro deveria ser comido pela família,

- Hoje o fazemos por meio da ceia do Senhor, uma memorial à Páscoa

- João 6:55 NVI - “Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.”

 

Vs.9 - NÃO COMEREIS NADA CRÚ

- O fogo tem o poder de purificar as impurezas, quase nenhuma bactéria vive acima dos 110*

- Não comer cru faz referencia a Jesus, homem puro e verdadeiro,

- Em Jesus, por Jesus é pela sua palavra somos limpos, lavado se purificados de toda imundície.

- Efésios 5:25-27 NVI - “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.”

 

Vs.10 - NADA DEVE SOBRAR

- Não há nada no nosso cordeiro Pascal que possa ser desperdiçado,

- Jesus é a verdadeira comida e a verdadeira bebida, sua palavra é nosso alimento.

- Deuteronômio 8:3 NVI - “Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.”

 

Vs.11 - ALGUNS POSICIONAMENTOS PARA A CERIMÔNIA

- Fala da batalha espiritual e pratica do mover apostólico,

1/ lombos cingidos - com a verdade, Ef. 6.14 - cingindo os lombos com a verdade

2/ sandálias nos pés - disposição para pregar, Ef. 6.15 - preparação do evangelho da paz

3/ cajado na mão - pastoreio e discipulado, Jo. 21.16 - você me ama mais que outros? Pastoreie as minha solverias

4/ comê-lo-eis a pressa - fala da urgência da nossa missão apostólica

 

Vs.12-14 - JUSTIÇA E LIVRAMENTOS DO SENHOR

- Justiça aos desobedientes e corações endurecidos, característica do povo egípcio,

- Livramentos para o povo escolhido, povo apostólico, o Israel de Deus, todos debaixo do poder do sangue de Jesus.

- Romanos 5:9 NVI - “Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!”




Voltar




Tel. : (31) 3354-6794 - 992323907
secretaria.cbbtg@gmail.com



Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2019



  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube