Noticias - REAÇÕES DIANTE DAS PERDAS | Comunidade Batista do Balneário Templo da Graça


Compartilhe:
 

      Espiritual   •  Matérias

REAÇÕES DIANTE DAS PERDAS


REAÇÕES DIANTE DAS PERDAS

REAÇÕES DIANTE DAS PERDAS.  Por: Natanael Rodrigues – servo de Jesus Cristo e vosso.

Estamos falando submissos ao tema: Reagir ou aceitar. (ministração 02)

Nosso maior desafio diante de uma perda é reagir de forma correta e sobre tudo em fé. Hoje vamos aprender um pouco sobre como ter reações corretas diante das perdas.

Mt.25.24-30 – 24/“Por fim, veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.

Que colhe onde não semeastes – não foi Ele que deu o talento?

 25/Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que pertence ao senhor’.

O servo teve medo não por que o senhor era ruim, mas porque pensava que era ruim.

26/“O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?  27/Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.

Jesus não estava afirmado uma mentira, estava apenas repetindo o que o servo disse.

Mt.12.36,37 – 36/Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. 37/Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.

28/“ ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29/Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 30/E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’.

Trevas não necessariamente é o inferno, mas em outra perspectiva é estar em um lugar onde não se vê nada, sem visão, sem opção de saída, mesmo tendo todas as oportunidades não consegue ver nenhuma.

Ele perdeu um talento mais não precisava perder a oportunidade de reagir com humildade, com interesse de fazer diferente, mas não, fez tudo errado, abriu mão sem responsabilidade – aceitou a situação culpando ainda o seu senhor.

Tentou se justificar culpando o outro.

Perdeu tudo por causa de sua reação.

A estratégia do inimigo é, leva-lo a perdeu alguma coisa e pela sua reação perder as demais.

Uma reação incorreta coloca tudo a perder. Se você perdeu alguma coisa, decida não perder tudo.

A fé é um instrumento poderoso no controle de nossas emoções.

Na parábola da ovelha perdida se perdeu uma, não as 100. Qual foi a reação do pastor:  aceitar, xingar ou procurar em fé?

Na parábola da dracma se perdeu uma, não as 10. Qual foi a reação do pastor, aceitar a perda ou se reagir em fé e sair à procura?

Na parábola do filho prodigo se perdeu um filho, não os dois. Qual foi a reação do pai?

Impressiona-me à sua reação: mandou fazer um vestido novo, uma calçado novo, um anel novo, separar um novilho e engordá-lo para um evento próximo, que coisa maravilhosa.

Uma grande festa não é organizada imediatamente, mas exige preparação, ou seja, já estava tudo preparado.

Diante de uma perda precisamos reagir em fé.

Que podemos fazer quando perdemos algo? Reagir da melhor maneira possível, claro em fé.

Mt.5.38-41 – 38/ “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. 39/Mas eu digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40/E, se alguém quiser processá-lo e tirar de você a túnica, deixe que leve também a capa. 41/Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.

Não resista o que é mal, aprenda com ele, desenvolva habilidades. Quantos em um momento de assalto perdem suas vidas por ter reações incorretas?

Tenha visão otimista das perdas -  se me tirar a túnica vou dar também a capa, pois Deus me dará novamente e novo tudo que foi perdido.

Uma expectativa de fé: nova túnica, nova capa.

Mais um milha de caminhada, mais uma oportunidade de exercitar tanto no físico quanto no espiritual.

A verdadeira fé regula as nossas emoções.

Hab. 3.17,18 - 17/Mesmo não florescendo a figueira e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas e não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, 18/ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Alegria e gozo são emoções, nada espiritual.

A emoção correta procede de uma fé correta.

Rm.3.10-12 - 10/Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; 11/não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12/Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”

Diante da perda dos seus filhos Deus reage de forma tão maravilhosa ao dar seu filho amado em resgate de cada um de nós.

Lc.23.33-43 - 33/Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. 34/Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes. 35/O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido.”36/Os soldados, aproximando-se, também zombavam dele. Oferecendo-lhe vinagre, 37/diziam: “Se você é o rei dos judeus, salve-se a si mesmo”.38/Havia uma inscrição acima dele, que dizia: ESTE É O REI DOS JUDEUS.39/Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: “Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!”40/Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? 41/Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”.42/Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.43/Jesus lhe respondeu: “Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

A fé correta manteve Jesus focado, o resultado foi reações de amor, perdão, salvação de um criminoso, garantia de cura, libertação, enfim, a salvação de todos aqueles que nele creem.

Jesus morrendo por nós, perdendo a sua vida e tendo a reação correta, amando os perdidos e levando-os a salvação.

ENFIM:

Se tivermos perdido algo, o ano, um projeto, etc., não precisamos perder tudo, reaja em fé, não seja passivo, não aceite tudo como normal, é tempo de recomeço em fé, reaja.




Voltar




Contagem - MG - Tel. : (031) 3354-6794
cbbtg@hotmail.com



Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2019



  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube