Noticias - SOMOS TRANSFORMADOS DE GLORIA EM GLÓRIA | Comunidade Batista do Balneário Templo da Graça


Compartilhe:
 

      Espiritual   •  Matérias

SOMOS TRANSFORMADOS DE GLORIA EM GLÓRIA


SOMOS TRANSFORMADOS DE GLORIA EM GLÓRIA

SOMOS TRANSFORMADOS DE GLORIA EM GLÓRIA. Por: Natanael Rodrigues – servo de Jesus Cristo e vosso.

II Co 3.18 - E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

O versículo poderia ser parafraseado da seguinte maneira: “Todos nós, com o rosto desvendado, somos um espelho refletindo a glória do Senhor; e, quanto mais o refletimos, mais somos transformados na sua própria imagem refletida em nós”.

Paulo diz, que precisamos ser espelhos contemplando e refletindo a glória do Senhor. Um espelho reflete tudo o que contempla. Quando estamos contemplando o Senhor, nós o refletimos.

SEGUNDO O VERSO PELO MENOS QUATRO COISAS SÃO NECESSÁRIAS PARA SERMOS TRANSFORMADOS EM GLÓRIA.

1/ PRECISAMOS TER O ROSTO DESVENDADO.

Paulo começa dizendo: “E todos nós, com o rosto desvendado […]”.

Se você quer mudança, precisa tirar véu do rosto. Só há transformação para quem tirou o véu. Se um véu for colocado sobre o espelho, nada poderá ser refletido.

O que vem a ser esse véu a que Paulo se refere? Há dois tipos de véus mencionados no Novo Testamento. Hebreus 10 fala de um véu da parte interna do Tabernáculo (Hb 9.3), enquanto o véu de 2 Coríntios 3 é o véu posto sobre o rosto de Moisés (v. 13).

Pelo contexto, lemos, no verso 13, que Moisés punha véu sobre a face para que os filhos de Israel não vissem que a gloria de Deus desvanecia, ou melhor, ia se apagando até o próximo encontro.

Esse véu simboliza a lei do Velho Testamento. Assim, tirar o véu significa ser liberto da lei.

O que é a lei?

Lei é tudo o que eu faço com o objetivo de conquistar o favor de Deus. Lei é tentar merecer o favor de Deus. Em outras palavras, na lei a bênção é de acordo com o seu esforço, é de acordo com seu merecimento.

Todos os que vivem com base no merecimento ainda estão vivendo na lei.

A ideia de que eu preciso cumprir todas as condições para então merecer a bênção. Aqueles que vivem assim ainda estão com o véu sobre o rosto e por isso são incapazes de contemplar a glória de Cristo. Enquanto você está com o véu, está pensando que pode se transformar.

Quem vive pela lei pensa que tudo depende dele. Tenta ser diferente na força do braço. Mais ninguém jamais cumpriu a lei, pois pela lei nenhum homem jamais foi justificado.

Na Nova Aliança, Cristo já cumpriu a lei por mim e me fez participante da sua justiça.

Rm.5.17 - Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Hoje você é justo. Não porque cumpriu a lei obedecendo a todos os mandamentos, mas porque ganhou o dom da justiça. Cristo se tornou a sua justiça. Precisamos ter revelação dessa verdade.

2/ PRECISAMOS CONTEMPLAR O SENHOR

O grande problema é que ainda somos muito distraídos pela lei do Velho Testamento e pelos profetas.

Mt.17.1-8 - 1/Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. 2/Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. 3/Naquele mesmo momento, apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.4/Então Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”.5/Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado de quem me agrado. Ouçam-no!”6/Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados. 7/Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se! Não tenham medo!” 8/E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus.

Os discípulos viram a glória do Senhor resplandecendo como o sol ao meio dia e deveriam contemplar o Senhor, mas Elias e Moisés apareceram naquele momento.

Pedro, então, sugeriu fazer três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. Isso significa que eles ficaram mais encantados com Moisés e Elias do que com o Cristo em glória. Moisés representa a lei, e Elias aponta para os profetas.

Antes, porém, que Pedro terminasse de falar, o Pai disse do meio de uma nuvem luminosa: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”. Vs.5

Isso significa que não precisamos mais ouvir nem Moisés e nem Elias, mas apenas Cristo.

Rm. 3.20 - Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

Moisés deu a lei, que mostrou o pecado do homem, e os profetas trouxeram o homem de volta para Deus, mas hoje é o tempo do Filho de Deus.

Você precisa ter clareza de que, pela lei, não vem o conhecimento da santidade, mas o conhecimento do pecado. A lei não tem poder de nos fazer santos. A justiça hoje é um dom que nos é dado à parte da lei.

Diante de Cristo, a lei e os profetas não têm mais nada a dizer. O texto diz que, quando os discípulos ouviram a voz do Pai, eles caíram de bruços, tomados de grande medo. E quando eles levantaram os olhos, a ninguém viram, senão Jesus. Moisés se foi e Elias também, eles viram somente a Jesus. Este deve ser o centro de nossa mensagem.

O Pai disse que devemos ouvir somente a Jesus, e não Moisés e Elias.

3/ PRECISAMOS TIRAR O OLHAR DE NÓS MESMOS.

Precisamos nos opor frontalmente ao ensino de que somos mudados quando olhamos para nós mesmos. Isso é conceito da psicologia e um engano no que se refere a nossa vida cristã.

Olhar para si mesmo continuamente é chamado de introspecção. Quem vive se olhando e se analisando acredita que pode mudar a si mesmo, isso até funciona no setiing terapêutico.

Dentro da nossa vivencia espiritual a introspecção produz apenas desânimo e condenação, pois somos pecadores e falhos.

Quanto mais você olha para si mesmo, menos fé tem. Quanto mais consciente você fica de si mesmo, mais sentirá condenação e angústia.

Nós só podemos ter fé quando olhamos para Cristo.

O diabo quer desviar a nossa atenção de Cristo e colocá-la em nós mesmos, ele sabe que somos mudados apenas se olharmos para Cristo.

Jesus disse que a vida eterna é esta: “Que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).

A verdadeira mudança só acontece pelo poder do evangelho. Paulo diz que:

Rm.1.16 - Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

A palavra “salvar” é sozo no grego e significa não apenas ser salvo do inferno, mas também ser transformado e restaurado.

O evangelho é olhar para Cristo e ser transformado, e não viver mergulhado na introspecção olhando o tempo todo para si mesmo.

Por que muitos não conseguem avançar? Porque estão o tempo inteiro se questionando sobre si mesmos. Se eu ficar o tempo inteiro olhando para mim, não vou conseguir fazer nada.

Mas será que devemos ignorar quando algo está errado conosco? Claro que não. Entretanto, nem precisamos nos preocupar, pois o Espírito mesmo vai falar conosco quando algo precisar ser corrigido.

O padrão bíblico é:

Sl 139.23-24 - 23/“Senhor, tu me sondas, tu me conheces, 24/ tu vês se há em mim algum caminho mal e guias-me pelo caminho eterno”.

Quem nos sonda é o Senhor, porque mudamos isso?

4/ PRECISAMOS MERGULHAR NA COMTEMPLAÇÃO.

Contemplar é ficar deslumbrado, maravilhado, totalmente focado no maravilhoso.

Contemplação significa "admirar e pensar sobre alguma coisa"; alcançar Deus através da vivência pessoal e não meramente através de um processo discursivo.

Sl.24.7 - Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Como cristãos, precisamos ser como turistas e esportistas loucos para ver a mais bela paisagem, para chegar no lugar mais alto, etc. Há sempre um ponto ainda mais extraordinário, mesmo que seja muito difícil chegar até lá não importa, eu quero, eu pago, eu me dou por inteiro, eu vou ver....

Precisamos ser desesperados para ver o Senhor. Não importa o preço, não importa a dificuldade, eu quero vê-lo.

Contemplar é algo que não exige esforço humano. Eu preciso apenas me disciplinar para não ser distraído por outras coisas enquanto estou contemplando.

Na Nova Aliança, não somos mudados pelo nosso esforço, mas apenas por olhar para Jesus. Quando as pessoas o contemplam, elas são transformadas de glória em glória.

Nós podemos crescer nessa glória, basta que tenhamos os olhos abertos para contemplar o Senhor.

A glória é a própria imagem do Senhor. Na Nova Aliança algo que acontece de forma espontânea pelo poder de Deus. Tudo o que temos de fazer é contemplar, ficar embevecido, deslumbrado, embasbacado diante da formosura do Senhor.

Se você contempla o Senhor da glória, algo da sua glória é transmitido a você. Lembre-se do espelho, o que ele é, tem ou faz além de refletir a gloria, mas para isso tem que estar diante da gloria.

É um pouco de glória hoje, outro tanto amanhã, até que sejamos completamente tomados pela plenitude de Deus.

Mc. 4.26-28 – 26/Jesus disse: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; 27/ depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. 28/A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.

A terra é o seu coração, e a semente é a palavra de Deus. A sua parte é só plantar, dormir e acordar, dormir e acordar, até que a semente da palavra germine para a vida eterna.

Basta apenas ser semeado, pois não é o seu esforço que vai produzir mudança.

Ninguém vai se gloriar diante de Deus naquele dia, dizendo: “Eu me esforcei, trabalhei muito e me disciplinei, por isso fui transformado. Ninguém poderá dizer isso.

O testemunho de todo salvo será completamente diferente, pois dirá: “Eu nem sei como aconteceu. Eu acordei e estava diferente! ”

ENFIM:

Este é o cristianismo do Novo Testamento, não é fruto seu, é fruto do Espírito de Deus. Não é obra sua, é obra do poder de Deus. Não é você que faz, é Ele que vai realizar.

Somos transformados de gloria em gloria, basta como espelho estarmos comtemplando dia após dia o Senhor e ouvindo a sua voz dizendo: Vinde a mim...




Voltar




Contagem - MG - Tel. : (031) 3354-6794
cbbtg@hotmail.com



Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2019



  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube