Noticias - VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS | Comunidade Batista do Balneário Templo da Graça


Compartilhe:
 

      Espiritual   •  Matérias

VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS


VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS

~~VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS
Por: Ap. Natanael Rodrigues

TEXTO BASE:
- I Rs.18.39,40 - 39/Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! " 40/Então Elias ordenou-lhes: "Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! " Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.

O profeta Elias no exercício de seu chamado apostólico e profético nos mostra quais posicionamentos devemos ter para que tenhamos vitória sobre os inimigos.

Sem dúvida os maiores inimigos de Elias eram os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá, todos estes trabalhando contra o Deus de Israel e também contra o seu ministério.

Podemos ainda citar Acabe e Jesabel, líderes idólatras de Israel e totalmente distantes do Senhor, inimigos de Elias chegando a chamá-lo de pertubador de Israel, veja:
- I Rs.18.16,17 - Então Obadias dirigiu-se a Acabe e passou-lhe a informação, e Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: "É você mesmo, perturbador de Israel? "

VEJAMOS OS POSICIONAMENTOS DE ELIAS QUE LHE GARANTIU VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS.

1/ DENUNCIOU O PECADO – não concordou com o pecado, idolatria e mistura religiosa
- I Rs.18.17,18 - Quando viu Elias, disse-lhe: "É você mesmo, perturbador de Israel? " "Não tenho perturbado Israel", Elias respondeu. "Mas você e a família do seu pai têm. Vocês abandonaramos mandamentos do Senhor e seguiram os baalins.

2/ DECIDIU POR HONRAR O NOME DO SENHOR – se colocou a disposição para a glória de Deus
- 1 Reis 18:21-24 - Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu.Disse então Elias: "Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinqüenta profetas.Tragam dois novilhos. Escolham eles um, e cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela.Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus". Então todo o povo disse: "O que você disse é bom".

3/ NÃO FOI INDIFERENTE A CRISE RELIGIOSA – mostrou que os deuses humanos não suficiente poderosos para salvar e nem ainda ouvir
1 Reis 18. 25-29 - Elias disse aos profetas de Baal: "Escolham um dos novilhos e preparem-no primeiro, visto que vocês são tantos. Clamem pelo nome do seu deus, mas não acendam o fogo".Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. "Ó Baal, responde-nos! ", gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu. Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. "Gritem mais alto! ", dizia, "já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado. "Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem.Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção.

4/ REPAROU O ALTAR – uma vida em ordem e santidade é necessário em tempo de batalha espiritual
- I Rs.18.30 - Então Elias disse a todo o povo: "Aproximem-se de mim". O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

5/ OFERECEU SACRIFÍCIO AO SENHOR – uma oferta no altar atrai o olhar e o favor de Deus
- 1 Reis 18.31-33 - Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, e disse: "Seu nome será Israel".
Com as pedras construiu um altar em honra do nome do Senhor, e cavou ao redor do altar uma valeta com capacidade de duas medidas de semente. Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha. Então lhes disse: "Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha".

6/ CLAMOU AO SENHOR – oração é nossa principal arma espiritual contra os inimigos
- 1 Reis 18.36,37 - À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: "Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti".

7/ DECLAROU GUERRA CONTRA TODA MALIGNIDADE – ordena a destruição de todos os profetas idólatras
- I Rs.18.40 -  Então Elias ordenou-lhes: "Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! " Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.

QUANDO POSIOCIONAMOS COMO ELIAS OS RESULTADOS SÃO:

1/ OS INIMIGOS SÃO ENVERGONHADOS – não houve nenhuma resposta mesmo diante de tanto clamor
- 1 Reis 18:28,29 - Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção.

2/ EXPERIMENTAMOS O SOBRENATURAL DE DEUS – o fogo desceu do céu na presença de todos
- 1 Reis 18.38 - Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.

3/ O NOME DO SENHOR GLORIFICADO – contra fatos não há argumento, o Deus de Elias tinha-se manifestado
- 1 Reis 18.39 - Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! "

4/ OS INIMIGOS SÃO VENCIDOS – todos os profetas idólatras tiveram ali mesmo o seu fim
- 1 Reis 18.40 - Então Elias ordenou-lhes: "Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! " Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.

 




Voltar




Tel. : (31) 3354-6794 - 992323907
secretaria.cbbtg@gmail.com



Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2019



  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube